Tratamentos
Aparelhos para Ronco e Apneia
Roncar não é normal e tem tratamento! Embora muitas pessoas associem o ronco a um sono pesado, trata-se de um dos sintomas mais evidentes da Apneia Obstrutiva do Sono. Em média, entre 70-90% dos pacientes diagnosticados com apneia do sono, são também roncadores.
Por isso, se você ronca, deve procurar um especialista do sono para investigar e tratar.
A apneia obstrutiva do sono é a interrupção da respiração devido ao bloqueio das vias aéreas superiores (garganta e nariz) e com isso promove grandes consequências para a saúde, como a hipertensão e diabetes.
Tratamento com Aparelho Intraoral
O dentista com capacitação em Medicina do Sono como Dra Juliana Mattos é o especialista responsável pelo tratamento com o uso dos aparelhos intraorais (AIO).
Os aparelhos são confeccionados apenas após consulta clínica de forma individualizada para cada paciente e este deve ter o acompanhamento durante todo seu tratamento. Os aparelhos vendidos de forma pré-ajustadas não possuem bons resultados e podem apresentar grandes efeitos colaterais.
O tratamento com os AIO constituem um dos tratamentos mais simples, seguros e eficazes para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) quando realizado e acompanhado por um Dentista capacitado. Um protocolo de tratamento deve ser seguido para que o resultado final tenha o sucesso esperado.
São utilizados apenas durante o sono visando impedir o bloqueio da passagem de ar. Diferente dos aparelhos de pressão contínua (CPAP), os aparelhos intra-orais apresentam como vantagens a facilidade de uso, alta adesão dos pacientes, além de ser portátil e de baixo custo.
Resultados do Tratamento com Aparelho Intraoral
• Redução da sonolência diurna.
• Redução da frequência horária dos episódios de apneia e hipopneia.
• Elevação da concentração do oxigênio arterial.
• Redução na frequência e intensidade do ronco.
• Melhora na qualidade do sono dos portadores do ronco e da SAHOS, assim como de seus parceiros.
• Melhora na qualidade de vida.
• Redução dos danos na saúde causados pela apneia e hipopneia.
O aparelho é confeccionado de forma individualizada após consulta odontológica.
O paciente faz o uso do aparelho apenas na hora de dormir e este promove um avanço da mandíbula, aumentando assim o espaço da via área, permite a passagem de ar e melhora os sintomas envolvidos no ronco e apneia.
Durante o uso do aparelho ocorre o estiramento das estruturas que estavam colabando a passagem na via aérea.
Respiração
Como funciona o Aparelho Intraoral (AIO) ?
O Aparelho Intraoral é confeccionado por nós dentistas especializados em odontologia do sono após uma criteriosa avaliação do paciente.
O aparelho é individualizado para cada paciente, e por isso apresenta ótimos resultados e menores efeitos colaterais que os aparelhos pré-fabricados.
O aparelho promove o avanço da mandíbula durante o sono, possibilitando que a passagem do ar na garganta fique desobstruída. Este avanço faz com que os tecidos da garganta se “estiquem” aumentando a abertura para a passagem do ar, dificultando desta forma o ronco e a apneia.
Vantagens do AIO: Clinicamente efetivo, baixo custo, acessível, não invasivo e reversível.
Nesta primeira foto vemos o paciente sem o aparelho e na segunda foto com o AIO, onde é possível perceber o avanço mandibular promovido. Desta forma todas as estruturas são esticadas e desobstrui a via aérea.
Quais as indicações para o uso do Aparelho Intraoral?
Pacientes com ronco sem apneia;
Pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS);
Pacientes com Síndrome de Resistência da Via Aérea Superior (SRVAS);
Pacientes que não tiveram adesão ao CPAP;
Pacientes que têm o CPAP, mas gostaria de ter um AIO para usar em viagens.
Quais os resultados obtidos com o uso do AIO?
Para os pacientes que possui SAOS o AIO tem como objetivo solucionar e aliviar os sinais e sintomas clínicos da doença, como o ronco e a sonolência diurna excessiva e normalizar os parâmetros polissonográficos, como o índice de apneia e hipopneia (IAH), a saturação de oxi-hemoglobina (SpO2) e o número de microdespertares associados aos eventos respiratórios.
Importante saber que o padrão-ouro para o tratamento da SAHOS é a terapia da pressão positiva das vias aéreas –
CPAP (continuos positive airway pressure = pressão positiva e contínua nas vias aéreas superiores), contudo a colaboração dos pacientes na utilização desse mecanismo ainda é um problema. Entre as principais causas da não-adesão a esse tratamento estão a claustrofobia e o desconforto facial causados pela máscara.
Limitações também encontradas no CPAP está na sua maior dificuldade de locomoção e o custo.