Apneia Obstrutiva do Sono (AOS): Obstrução parcial ou completa de vias aéreas superiores durante o sono, associada a alteração dos gases arteriais e sintomas diurno.
Existem muitos estudos mostrando as consequências da apneia em crianças.
Efeitos da apneia: alterações do comportamento, prejuízo intelectual, má performance escolar, hipertensão art. pulmonar e sistêmica, visitas médicas frequentes e piora da qualidade de vida.
Sintomas noturno em crianças: Ronco, desconforto respiratório, apneia, palidez, agitação, sudorese profusa, ronco ressuscitativo e enurese.
Fatores de risco: Hipertrofia de amígdalas e adenoide (por isso é imprescindível acompanhamento de um Otorrinolaringologista), anomalias craniofaciais, obesidade, doenças neuromusculares, síndromes genéticas e prematuridade.
Tratamento em Crianças: De forma simples e pouco invasiva podemos tratar com Aparelhos Ortodônticos e Ortopédicos quando é possível corrigir as estruturas faciais. Crianças não devem usar CPAP (continuous positive airway pressure).
Mas muitas vezes é indicado tratamento cirúrgico (adenotonsilectomia, vulopalatofaringoplastia, glossectomia, traqueostomia).
O acompanhamento interdisciplinar é indispensável. Verifique se seu médico e dentista possuem capacitação em Medicina do Sono.
Outra alteração que está cada vez mais comum em Crianças e que merece atenção dos pais é o Bruxismo.