Cirurgia Ortognática

Tratamentos

Cirurgia Ortognática

Cirurgias Ortognáticas são indicadas para pacientes cujos problemas são tão severos que nem a modificação do crescimento e a compensação dentária oferecem uma solução, necessitando do reposicionamento cirúrgico dos maxilares e dos segmentos dentoalveolares. A cirurgia é capaz de corrigir o paciente no plano vertical, horizontal e transversal.

Pacientes com desproporção entre o osso maxilar e a mandíbula mostram grandes dificuldades funcionais, como na mastigação e na fala, além de apresentarem grande efeito negativo no bem-estar psíquico e social por terem sua estética facial afetada, como os pacientes Classe III.

Antes da cirurgia, o paciente precisa passar por um diagnóstico e tratamento ortodôntico para colocar os dentes na posição ideal e prepará-lo para a cirurgia.

A cirurgia é indicada para os pacientes que não estão mais em crescimento. Em crianças, muitas vezes com a Ortopedia Facial dos Maxilares ou Ortodontia é possível promover modificações favoráveis no crescimento nas estruturas ósseas, diferentemente dos adultos, os quais só conseguimos promover mudanças dentárias com a Ortodontia e ósseas com a cirurgia.


Perguntas sobre Cirurgia Ortognática

Qual o valor da Cirurgia Ortognática?
Por se tratar de uma Cirurgia funcional e não apenas estética o plano de saúde cobre este tipo procedimento.

Posso fazer o tratamento ortodôntico para Cirurgia com aparelho estético?
Sim, o preparo para a cirurgia pode ser realizado com Ortodontia fixa metálica, estética ou com alinhadores como o Invisalign.

Após a Cirurgia em quantos dias eu retorno as atividades?
Este tempo varia muito pelo tipo de cirurgia realizada e pelas características fisiológicas do paciente. De forma geral, recomenda-se 15 dais de repouso maior. Após esse período pode retornar ao trabalho e com 30 dias voltar a realizar atividades físicas e se expor ao sol.

Quais os exames necessários?
O paciente que fará Cirurgia Ortognática precisa passar por um tratamento ortodôntico, necessitando da documentação ortodôntica padrão (radiografias, fotografias e modelo dos dentes). Essa mesma documentação solicitada pelo Ortodontista serve para o planejamento do  Cirurgião Bucomaxilofacial.
Alguns casos necessitam de exames adicionais como Tomografia Computadorizada.

Pode ser realizada em todas as idades?
O ideal é que a cirurgia seja realizada quando o adolescente complete o total crescimento ósseo. Alguns casos, como em assimetrias faciais severas a indicação da cirurgia pode ocorrer antes.

Assimetria Facial
Assimetria facial

Assimetria facial

Assimetria facial

Assimetria facial

Sorriso gengival - Excesso maxilar

Sorriso Gengival - Antes

Sorriso Gengival - Depois

Mordida aberta - Vertical aumentado
Mordida aberta. Excesso de vertical

Mordida aberta. Excesso de vertical

Mordida aberta. Excesso de vertical

Mordida aberta. Excesso de vertical

Deficiência Maxilar - Excesso Mandibular - Mordida Cruzada Anterior - Classe III

Entenda mais aqui

Mordida cruzada (classe III)

Mordida cruzada

Deficiência maxilar e excesso mandibular (Classe III esquelética)

Deficiência maxilar e excesso mandibular

Deficiência maxilar e excesso mandibular (Classe III esquelética)

Deficiência maxilar e excesso mandibular

Deficiência Mandibular - Classe II

A cirurgia de avanço mandibular também é muito indicada como tratamento para pacientes que apresentam apneia. Após a cirurgia existe um grande aumento da via aérea respiratória, facilitando a passagem de ar.

Deficiência mandibular - Antes

Deficiência mandibular - Depois

ENTRE EM CONTATO

071-99633-8209