A erupção dentária é um processo natural, mas é sem dúvida um momento difícil para alguns bebês.
Cada criança tem sua própria cronologia para a erupção dos dentes.
É muito importante que um dentista acompanhe e monitore a erupção dos dentes decíduos (de leite) e permanentes, garantindo que eles permaneçam livres de cáries, doença periodontal e que fiquem na posição adequada.
Esses cuidados favorecerão o desenvolvimento das arcadas dentárias, resultando em uma mordida equilibrada e um sorriso harmonioso.
Ações preventivas e interceptativas nos primeiros anos de vida são muito importantes e muitas vezes conseguem eliminar o tratamento ortodôntico na vida adulta, ou pelo menos o deixa mais simples. O prognóstico será sempre melhor quanto mais cedo intervir.
TABELA DA SEQUÊNCIA DE ERUPÇÃO DOS DENTES DECÍDUOS
Quando seu bebê completar 2 ou 3 anos de idade, ele deverá ter 20 dentes de leite na boca (10 dentes superiores e 10 dentes inferiores). Porém algumas crianças podem nascer com dentes a mais ou a menos e isto deve ser investigado pelo dentista.
Os dentes decíduos são temporários, mas muito importantes! Eles conduzem a erupção dos dentes permanentes, mantém os espaços adequados na arcada para a chegada dos dentes sucessores, promovem o adequado desenvolvimento oro-facial, permitem que a criança fale, mastigue os alimentos corretamente, além de favorecer a estética do sorriso.
Quando o seu bebê tiver os primeiros dentes a atenção com a Higiene Oral deve aumentar.
A higiene deve ser realizada com a mesma frequência que a dos outros membros da família, ou seja, como a primeira tarefa da manhã e a última tarefa da noite, e se possível, depois das refeições.
Cuidar da saúde oral do seu bebê irá contribuir enormemente para a qualidade de vida dele.
Fio dental
A maioria das crianças não necessitam usar porque nesta fase os dentes são separados, mas é importante uma avaliação com o dentista para melhor indicar a necessidade de uso.